MIRIAM FELIPE Custom Page Custom Page HURRICANES Custom Page Custom Page

Mofo na Casa

A primeira coisa a saber sobre mofo é que existe um pouco de mofo em todos os lugares - dentro e fora de casa. Está no ar e pode ser encontrado em plantas, alimentos, folhas secas e outros materiais orgânicos.  

É muito comum encontrar mofo em casas e edifícios. Afinal, o mofo cresce naturalmente dentro de casa. E esporos de mofo entram em casa através de portas, janelas e sistemas de calefação e ar condicionado. O mofo também entra em casa em animais, roupas, sapatos, bolsas e pessoas. 

Quando esporos de mofo encontram locais com umidade excessiva em sua casa, eles irão se desenvolver.  Lugares comumente problemáticos incluem, umidificadores, telhados e canos com vazamento, pias que transbordam, banheiras e vasos de plantas, vapor da cozinha, roupas molhadas secando dentro de casa, secadoras com exaustão interna ou onde houve inundação.

Muitos dos materiais de construção para casas fornecem nutrientes adequados ao mofo, ajudando-o a se desenvolver. Esse tipo de material inclui papel e produtos de papel, papelão, telhas, madeira e produtos de madeira, poeira, tintas, papel de parede, materiais de isolamento, revestimento plástico de paredes, tapetes, tecidos e  estofamento.

Exposição ao mofo

Todas as pessoas estão expostas a alguma quantidade de mofo diariamente, a maioria sem nenhuma reação aparente. Geralmente o mofo pode causar problemas quando está presente em larga escala e a pessoa inala grandes quantidades. Isso ocorre principalmente quando há crescimento ativo de mofo.  

Para algumas pessoas, uma pequena exposição ao mofo pode desencadear um ataque de asma ou acarretar outros problemas de saúde. Para outras, os sintomas só virão a ocorrer quando os níveis de exposição forem mais altos. 

Devo me preocupar com mofo na minha casa?

Sim. Se há muito mofo dentro de casa, as pessoas que nela vivem podem ser expostas a um ambiente de alta propagação de esporos de mofo. É possível tornar-se sensível a esses esporos de mofo e desenvolver alergias ou outras doenças, mesmo se a pessoa não for normalmente sensível a mofo. 

Se ficarmos indiferentes, a disseminação do mofo pode causar danos à estrutura de sua casa bem como danos permanentes a móveis e tapetes. 

De acordo com os Centers for Disease Control* (Centros de Controle de Doenças): "Não é necessário, entretanto, determinar qual tipo de mofo você tem em sua casa. Todos os tipos de mofo precisam ser tratados igualmente com relação aos riscos potenciais à saúde e à sua remoção". 

Minha casa pode ser examinada quanto à presença de mofo?

Sim. Uma amostra do ar interno da casa pode ser tirada bem como do ar externo para determinar se o número de esporos de dentro da sua casa é significativamente maior. Se o nível interno for alto, isto pode significar que o mofo está crescendo dentro de sua casa. Testes de amostragem de ar confiáveis podem ser caros, demandar muito tempo e necessitar de equipamentos especiais e um técnico qualificado.  

Se você puder ver ou sentir o cheiro de mofo, então você deverá tomar medidas para eliminar o mofo. O crescimento de mofo provavelmente continuará, salvo se a fonte da umidade for removida e a contaminação for eliminada. 

Como remover o mofo de minha casa?

Primeiro determine a fonte de umidade que está permitindo o crescimento do mofo. Então tome medidas para eliminar a contaminação. Aqui estão alguns links úteis para saber mais sobre a eliminação do mofo em sua casa.


*Fontes: California Department of Health Services Indoor Air Quality Info Sheet (Informativo sobre Qualidade do Ar dentro de Casa do Departamento de Saúde da Califórnia), "Mold in My Home: What Do I Do?"(Mofo em minha casa. O que fazer?) revisado Julho 2001; Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), "Questions and Answers on Stachybotrys chartarum and other molds" (Perguntas e Respostas sobre o Stachybotrys chartarum e outros tipos de mofo) última revisão Novembro 30, 2002.